Para quem está longe, mas não esquece a Região
29 de Abril de 2009

De 6 de Maio a 6 de Junho, o Festival Internacional de Música de Castelo Branco - Primavera Musical -, promovido pelo Conservatório Regional de Música de Castelo Branco. 

Esta é uma iniciativa que conta copm alguma experiência, já que este ano, comemora-se os 14 anos da iniciativa.

 

 

A edição de 2009 apresenta 12 concertos, uma actividade de envolvimento com a comunidade, com a participação de entidades diversas relacionadas com a difusão e criação artística, uma série de pequenos concertos dedicados ao público pré-escolar e escolar (total de 16), oito concertos em locais públicos da cidade, dois ensaios abertos, um Fórum dedicado à crítica musical e uma digressão em algumas freguesias do Concelho.

No programa de 2009, constam programas que apelam à transversalidade e ao largo espectro de público-alvo. Por exemplo, a encerrar o aniversário irá haver dezenas de concertos que vão decorrer na zona histórica da cidade, numa interacção com outras artes, tais como o teatro, a dança, e outras propostas, num claro aproveitamento das obras de requalificação que estão a ser feitas nessa parte da cidade.

 

Este acontecimento culminará com uma gala de ópera, ao ar livre, no grande espaço da Devesa.

Para esta edição foram convidados músicos como o guitarrista escocês Martin Taylor, o quarteto de cordas vencedor do Concurso de Bordeaux, o Quatuor Psophos e o vibrante grupo de percussão DRUMMING, entre muitos outros artistas consagrados.

 

Para além da presença destes músicos vai haver momentos dirigidos aos valores emergentes, como é o caso do programa Bach and Forward, da pianista Luísa Tender, o concerto pelos vencedores da classe de música de câmara do FOLEFEST 2009, o Trio Accordarchi e um conjunto alargado de iniciativas das quais se destaca o Fórum da Crítica Musical, coordenado por Cristina Fernandes.

Num programa organizado em micro ciclos, vai haver oportunidade de ouvir dois timbres pouco habituais, nas salas de concerto, o acordeão e a harmónica. Foram convidados Naoko Nebl e Andreas Nebl para aquele que será mais um concerto (re)Descobrir Timbres.

 

publicado por incastelobranco às 10:54
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
18
19
23
24
28
30
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
comentários recentes
Muito Bom post! Sou um Verdadeiro fã de antiguidad...
Bela iniciativa....
É um escândalo!O pessoal do instituto de emprego e...
hola keria saber si el forum se abre tambien los d...
SUGESTÕES PARA AS VOSSAS CONCEITUADAS FESTAS 2011:...
MUITO BEM SR. DR. HUGO.ESTÁ DE PARABENS. A SOCIEDA...
E o cartaz de Monforte da Beira nas festas de Agos...
Fígado On Tour 2010 vai estar em Castelo Branco no...
Parabéns por essa excelente iniciativa! Venho deix...
Muito boa noite. O meu e-mail é ines_m_monica@hotm...
blogs SAPO