Para quem está longe, mas não esquece a Região
30 de Setembro de 2010

O já existente Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica de Castelo Branco ganhou esta semana um novo fôlego, depois de ter sido assinado um protocolo entre Elza Pais e Idália Moniz, secretárias de Estado da Igualdade e secretária de Estado e Adjunta da Reabilitação, respectivamente, e todas as entidades envolvidas no projecto, nomeadamente a Associação Amato Lusitano e o Governo Civil.

 

o Núcleo vai funcional nas instalações já ocupadas pela Associação Amato Lusitano, na zona da Quinta da Fonte Nova.

 

O Núcleo integra ainda a GNR e PSP, bem como as instituiçoes de Saúde e Educação, bem como a rdem dos Advogados, a Segurança Social e a União das Misericórdias.

 

No distrito de Castelo branco foram registadas

publicado por incastelobranco às 21:20

Ana Jorge, ministra da Saúde vai marcar presença este sábado, em Cernache do Bonjardim (Sertã), onde presidirá à inauguração de uma unidade de cuidados continuados e lar de terceira idade.

 

O investimento feito rondou os 4 milhões de euros e esteve a cargo do Centro de Assistência Beato Nuno. O Centro Beato Nuno já detém as valências de creche, jardim-de-infância e centro de dia e apoio domiciliário.

 

Tanto o lar como a nova unidade de cuidados continuados têm muita procura numa região onde a população é bastante envelhecida.

 

A unidade de cuidados continuados tem capacidade para 30 utentes. Já o lar tem no total 40 camas.

publicado por incastelobranco às 21:00
29 de Setembro de 2010

A Quercus de Castelo Branco organiza este sábado uma acção de observação de aves, nas Portas de Ródão, que tem por nome Aves rupícolas do Tejo. A actividade vai decorrer no miradouro do castelo do Rei Wamba, das 9h30 às 13 horas.

 

A iniciativa está inserida no fim-de-semana europeu de observação de aves promovido pela Birdlife Internacional que em Portugal é coordenada pela Sociedade Portuguesa para o Estudo de Aves.

 

As Portas de Ródão chegam aos 170 metros de altura e nas suas paredes nidifica a maior colónia nacional de grifos, com 34 casais.

publicado por incastelobranco às 19:26

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) atribuiu o nível de excelência ao serviço de Ortopedia da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco. A ULS de Castelo Branco apresenta-se como a única da Beira Interior entre os 14 serviços de ortopedia existentes que também atingiram o patamar da excelência.

 

A ERS lançou este ratingdos serviços de ortopedia de hospitais publicos, privados e do sector social, no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação dos Serviços de Saúde (SINAS).

 

Este Sistema de Avaliação surgiu como resposta a um decreto-lei de Maio de 2009, que incumbe à ERS a promover um sistema de classificação de saúde quanto à sua qualidade global, de acordo com alguns critérios objectivos, nomeadamente o grau de satisfação dos utentes deste serviço.

publicado por incastelobranco às 19:12
22 de Setembro de 2010

Castelo Branco vai receber a Festa Nacional da Solidariedade este sábado. Helena André, ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, já marcou presença na iniciativa.

 

A iniciativa é promovida pela Confederação Nacional das Instituições Particulares de Solidariedade Social, sendo que este ano a irganização pertence à União Distrital das IPSS de Castelo Branco, com o apoio da câmara municipal albicastrense.

 

A festa vai decorrer no Centro Cívico da cidade e tem início pelas 9h30, com várias actividades que vão estar a cargo das próprias instituições.

 

A chegada da Chama da Solidariedade a Castelo Branco será um dos momentos altos desta iniciativa solidária.

publicado por incastelobranco às 21:06

O bailado Savalliana, da Companhia Nacional de Bailado, vai iniciar a sua tournée nacional no Cine Teatro Avenida de Castelo Branco, amanhã, pelas 21h30.

 

Savalliana conta com a coreografia de Rui Lopes Graça e sequência musical de Rui Nery, com interpretações de música ibérica dos séculos XVI e XVII.

 

Os bilhetes custam entre os 15 e 20 euros.

publicado por incastelobranco às 20:56

Cerca de duas dezenas de carros foram esta madrugada vandalizados e furtados em garagens na cidade de Castelo Branco. Tal como é noticiado pela agência Lusa hoje de manhã, em apenas duas semanas o número de veículos furtados e vandalizados em garagens de prédios de colectivos de habitação sobe para 80, não apenas em Castelo Branco, mas também na Covilhã e no Fundão.

 

Esta noite os crimes ocorreram em duas garagens de prédios junto à rotunda da Europa e, tal como em casos anteriores os proprietários só deram conta dos estragos pela manhã quando se dirigiam para os veículos.

 

Cerca de 20 viaturas ligeiras tinham os vidros partidos e o interior remexido de onde foram furtados GPS, computadores portáteis e cartões de crédito.

publicado por incastelobranco às 20:40

A empresa Delphi, até agora localizada na cidade da Guarda, e que produz cablagens para a Maserati e Ferrari vai ser transferida no início do mês de Outubro, embora de forma gradual, para Castelo Branco.

 

Outra parte da produção da Guarda vai ser transferida para a Europa de Leste.

 

A transferência surge no âmbito da reorganização desta multinacional em Portugal, que prevê o encerramento da produção de cablagens na Guarda até ao final do ano, colocando no desemprego cerca de 320 trabalhadores.

 

Em Castelo Branco vão ser criados cerca de 200 postos de trabalho. A formação de pessoal para operar na unidade de Castelo Branco já está a decorrer desde o mês de Agosto.

publicado por incastelobranco às 20:32

A administração da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco tem a vontade de criar uma nova Unidade de Hemodiálise no Hospital Amato Lusitano (HAL), em Castelo Branco. Quem o avança é o médico e também director do Serviço de Nefrologia do HAL, Ernesto Rocha, que refere mesmo que existe já um projecto a ser pensado.

 

A Unidade de Hemodiálise existente encontra-se no último andar do HaL, situação que poderá levar não apenas a uma reestruturação da unidade já existente, mas antes a criação de uma nova unidade, embora dentro do hospital.

 

Para Ernesto Rocha esta será uma medida que, a ir em frente, seria o culminar de uma grande lacuna do Serviço de Nefrologia.

 

"Temos cerca de 60 utentes em hemodiálise, serve a população existente, mas precisa de ser aumentada a capacidade".

 

As declarações foram feitas à margem do Simpósio de Nefrologia que decorreu no fim-de-semana passado em Castelo Branco.

publicado por incastelobranco às 20:09
19 de Setembro de 2010

A sessão de debate promovida pelas comissões de utentes da A23, A24 e A25, que decorreu na sexta-feira passada contou com a participação de vários populares, bem como de empresários da Região, que aproveitaram a oportunidade para dar a conhecer os seus pontos de vista quanto à introdução de portagens nestas vias, nomeadamente na A23 e A25, que atravessa todo o Distrito de Castelo Branco (a A23) e a Guarda (a A25).

 

Para alguns empresários, a introdução de portagens nestas Scuts poderá vir a trazer "mais prejuizos do aquilo que o Governo está a prever". Neste ponto foi até levantada a sujestão de ser feito um estudo prévio que analise os prós e contras que esta medida trará para a Região.

 

"Há muitas empresas que têm uma frota de cerca de 30 a 40 viaturas e que não vão conseguir suportar esta renda que irá acrescer às suas despesas mensais", referia na sessão um empresário do Tortosendo, Covilhã.

 

O encerramento de algumas empresas que, por sua vez, "vai empurrar para o desemprego" muitas pessoas, é o principal receio dos empresários que marcaram presença neste encontro.

 

A Comissão de Utentes da A23, representada por João Delgado, deixou já marcadas algumas acções de protesto que arrancam ainda este mês e que se prolongam durante o mês de Outubro. A par das acções de protesto, a comissão vai ainda colocar faixas em locais estratégicos, promover acções de sensibilização e pretende ainda colocar em circulação um abaixo-assinado contra a introdução de portagens.

publicado por incastelobranco às 15:18
Outubro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
subscrever feeds
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
comentários recentes
Muito Bom post! Sou um Verdadeiro fã de antiguidad...
Bela iniciativa....
É um escândalo!O pessoal do instituto de emprego e...
hola keria saber si el forum se abre tambien los d...
SUGESTÕES PARA AS VOSSAS CONCEITUADAS FESTAS 2011:...
MUITO BEM SR. DR. HUGO.ESTÁ DE PARABENS. A SOCIEDA...
E o cartaz de Monforte da Beira nas festas de Agos...
Fígado On Tour 2010 vai estar em Castelo Branco no...
Parabéns por essa excelente iniciativa! Venho deix...
Muito boa noite. O meu e-mail é ines_m_monica@hotm...
blogs SAPO