A assinatura dos documentos que oficializam a transição da Fundação Manuel Cargaleiro de Lisboa, onde está estabelecida a sede, para Castelo Branco, vai acontecer amanhã, pelas 10 horas, no salão da câmara municipal de Castelo Branco.
O mestre Manuel Cargaleiro, natural do concelho de Vila Velha de Ródão, já tinha mostrado a sua vontade em estabelecer a sede nesta capital de distrito e, recentemente, anunciou que esta vontade seria concretizada.
A Fundação Manuel Cargaleiro foi criada em 1990 pelo próprio artista, à qual doou um vasto um vasto número de obras, bem como toda a sua vasta colecção, da qual faz parte também um largo número de objectos de diversos artistas.
No total, trata-se de um espólio de cerca de 7 a 8 mil peças entre pinturas, tapeçarias, cerâmicas, azulejos, entre muitas outras, que se encontra neste momento ainda a ser inventariado por técnicos especialistas, e que ficarão expostas num novo espaço anexo ao já existente Museu Cargaleiro, em Castelo Branco. Serão feitas exposições rotativas, uma vez que será impossível mostrar num todo as peças existentes.