De 6 de Maio a 6 de Junho, o Festival Internacional de Música de Castelo Branco - Primavera Musical -, promovido pelo Conservatório Regional de Música de Castelo Branco.
Esta é uma iniciativa que conta copm alguma experiência, já que este ano, comemora-se os 14 anos da iniciativa.
A edição de 2009 apresenta 12 concertos, uma actividade de envolvimento com a comunidade, com a participação de entidades diversas relacionadas com a difusão e criação artística, uma série de pequenos concertos dedicados ao público pré-escolar e escolar (total de 16), oito concertos em locais públicos da cidade, dois ensaios abertos, um Fórum dedicado à crítica musical e uma digressão em algumas freguesias do Concelho.
No programa de 2009, constam programas que apelam à transversalidade e ao largo espectro de público-alvo. Por exemplo, a encerrar o aniversário irá haver dezenas de concertos que vão decorrer na zona histórica da cidade, numa interacção com outras artes, tais como o teatro, a dança, e outras propostas, num claro aproveitamento das obras de requalificação que estão a ser feitas nessa parte da cidade.
Este acontecimento culminará com uma gala de ópera, ao ar livre, no grande espaço da Devesa.
Para esta edição foram convidados músicos como o guitarrista escocês Martin Taylor, o quarteto de cordas vencedor do Concurso de Bordeaux, o Quatuor Psophos e o vibrante grupo de percussão DRUMMING, entre muitos outros artistas consagrados.
Para além da presença destes músicos vai haver momentos dirigidos aos valores emergentes, como é o caso do programa Bach and Forward, da pianista Luísa Tender, o concerto pelos vencedores da classe de música de câmara do FOLEFEST 2009, o Trio Accordarchi e um conjunto alargado de iniciativas das quais se destaca o Fórum da Crítica Musical, coordenado por Cristina Fernandes.
Num programa organizado em micro ciclos, vai haver oportunidade de ouvir dois timbres pouco habituais, nas salas de concerto, o acordeão e a harmónica. Foram convidados Naoko Nebl e Andreas Nebl para aquele que será mais um concerto (re)Descobrir Timbres.