A festa de São João em Monforte da Beira, aldeia do Concelho de Castelo Branco, tem séculos de existência. O ponto mais alto acontece quando os habitantes, a cavalo ou de burro, saltam as tradicionais fogueira.
Os festejos começam dia 23 de Junho pelas 16 horas. A bandeira com a imagem de São João é colocada à janela por uma das mulheres da família que organiza nesse ano o acontecimento, simultaneamente surgem mulheres de todos os cantos da aldeia que, ao toque do adufe, cantam quadras alusivas ao Santo. Pelas 21 horas a bandeira é entregue ao alferes montado a cavalo. Junto à janela, ele recebe a bandeira e dá grandes vivas ao Santo.
O alferes ladeado pelos padrinhos com o rapaz do bombo à frente e ao som do sino da torre do relógio que toca ininterruptamente, dá início ao cortejo ao qual se associa o povo montado quer em burros ou cavalos percorrendo todas as ruas da aldeia. No trajecto encontram grandes fogueiras que vão saltando com maior ou menor dificuldade. Quando a volta termina, a bandeira é colocada novamente à janela e começa um grande arraial que dura até altas horas da madrugada.
Pelas 10 horas do dia 24, Dia de São João, repete-se mais um cortejo pela aldeia.
Nesta volta o porta-bandeira pára várias vezes para que os residentes que estão à janela coloquem na bandeira fitas ou dinheiro, quer por promessa ou tradição. Terminada a volta, a bandeira é colocada novamente à janela, enquanto é oferecido aos acompanhantes broas e vinho que bebem deitando o restante na cabeça da montada.
Terminadas as corridas, o cortejo dirige-se para a porta da igreja para a passagem de testemunho, ou seja, a passagem da bandeira à família que vai organizar os festejos no ano seguinte.
No dia 24 de Junho realiza-se ainda uma missa em honra de São João Baptista. Em cortejo a pé, a bandeira é levada à casa da família que realizou a festa do São João no ano anterior para que esta se incorpore no cortejo e assista à missa, e partilhe também do almoço que a família do presente ano oferece aos participantes.