O Banco Alimentar Contra a Fome (BA) de Castelo Branco conseguiu bater o recorde na recolha de alimentos que decorreu durante o fim-de-semana passado. Mais de 12 toneladas de alimentos traduziu em quantidade esse recorde, que veio sobrepor-se às sete toneladas recolhidas no ano passado, nesta mesma altura. Também o Banco Alimentar Contra a Fome da Cova da Beira atingiu resultados positivos, ao atingir as 40 toneladas de alimentos recolhidos no Norte do Distrito de Castelo Branco e alguns concelhos do Distrito da Guarda.
Arnel Afonso, responsável pelo BA de Castelo Branco, consegue agora “respirar de alívio”, ao ver, de novo, a garagem onde são armazenados os alimentos “cheia até ao tecto”, segundo relatou, uma vez que se encontrava vazia desde meados de Setembro, face ao aumento de famílias auxiliadas desde 2007.
Em termos de voluntariado o BA passa, igualmente, por uma fase positiva, com a adesão que se sentiu nesta recolha, em concreto, de muita população jovem “Nunca tivemos tanta gente a dar-se como voluntária. Nesse nível também foi das recolhas mais positivas. Conseguimos chegar aos mais de 50 voluntários”, rematou.
Também os responsáveis pelo Banco Alimentar da Cova da Beira estão “bastante satisfeitos” com a recolha efectuada.
Ricardo Alves, um dos responsáveis por esta instituição de solidariedade da Cova da Beira, frisava que a recolha superou todas as expectativas. “Sabemos que os tempos não estão fáceis, mas, mesmo assim, consegui-mos chegar as 40 toneladas”.
Apesar da quantidade alimentos recolhida, Ricardo Alves revela que este não foi dos melhores anos. No ano passado, por esta altura, a recolha atingiu as 32 toneladas. “No nosso melhor ano conseguimos che-gar às 44 toneladas”, recordou o responsável.
O BA da Cova da Beira re-colhe e distribui os alimentos nos concelhos do Fundão, Co-vilhã e Belmonte e abrange também Manteigas, Pinhel, Seia, Gouveia, no Distrito da Guarda.
Quanto a voluntários o balanço “não podia ter sido melhor”, diz Ricardo Alves, com cerca de 500 pessoas a trabalhar nesta campanha de recolha de alimentos de Natal.